Projeto de Concessão deve implantar 20 novas creches em Teresina

Fonte: Ascom/Semplan

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta quinta-feira (01) mais uma etapa da apresentação do projeto de construção e operação de creches em Teresina. Com atualização, a previsão é de 20 novas unidades de creches de tempo integral e parcial, distribuídas em todas as zonas da cidade, priorizando a proximidade de centros comerciais.

A reunião contou com a participação do Secretário de Governo, André Lopes, representando o prefeito Dr. Pessoa; Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, e Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, além do corpo técnico das respectivas secretarias.

De forma remota, representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Economia, através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), fizeram a apresentação do cenário econômico e estrutural, além do diagnóstico para implantação das novas creches em Teresina.

“Esse é um dos projetos pioneiros no país, com a capacidade de transformar de forma significativa a educação do município. Temos todo um estudo, com base nas informações do IBGE, sobre as áreas com maior necessidade, o valor do investimento e o retorno que esse projeto trará ao município. São informações consolidadas e que, com certeza, trarão um resultado positivo para a gestão”, explicou Wesley Cardia.

A expectativa do projeto de concessão é beneficiar cerca de 5 mil crianças em Teresina e, segundo o diagnóstico apresentado pela equipe do BNDES, o leilão da concessão deve ocorrer no segundo trimestre de 2022.  “Foi nos apresentado o diagnóstico de que, com esse número de 20 creches, elas estejam construídas até 2024. Algo que muito nos alegra, pois ver a aplicação de um projeto importante na área da educação em tão pouco tempo é excelente para a cidade e engrandece a gestão do prefeito Dr. Pessoa”, disse o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.

“A educação é essencial para o desenvolvimento do município. Este número de 20 creches é muito importante para atender a demanda da cidade e suas zonas. Temos aqui um projeto para mais de 5 mil crianças estudando e dando oportunidade para pais trabalharem com mais tranquilidade. Com isso, aumentamos a oferta de vagas e incluímos novos professores no mercado”, disse Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação.

Escola Municipal Mocambinho recebe visita técnica de equipe da Semec

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) está percorrendo as unidades de ensino da Rede Municipal para conferir as estratégias das atividades remotas e as principais necessidades para o retorno presencial. Nesta quinta-feira (01), a visita técnica foi na Escola Municipal Mocambinho.

A escola funciona em jornada de tempo integral, atendendo mais de 600 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, e agora conta com uma nova gestão. A estrutura está passando por reparos como pintura.

O secretário executivo de Ensino, Kleytton dos Santos, reforçou com a equipe escolar a importância de continuar buscando os alunos que não estão participando das aulas remotas. Também orientou sobre a preparação para uma rotina híbrida e anunciou a chegada de novos professores. “A escola está limpa, bem organizada e realizando um ótimo trabalho com as famílias. Nesse contato pudemos conversar melhor sobre as principais demandas no momento e informa-los sobre as novidades”, pontuou o secretário executivo.

Para o diretor José Maria Rodrigues, a visita técnica aproxima a escola da Secretaria. “Às vezes nos comunicamos apenas por documentos, essa é uma oportunidade de conversar abertamente sobre a rotina administrativa, muito importante”, concluiu o gestor da escola.