Semec orienta diretores e coordenadores sobre aplicação da 16ª prova da OBMEP

A equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semec), comandada pelo secretário executivo de Ensino, professor Kleytton dos Santos, realizou na manhã desta terça-feira (06) uma reunião online com gestores das escolas municipais para orientar sobre a primeira fase da aplicação da prova da OBMEP/2021.

A OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas que visa contribuir com o maior desenvolvimento dos alunos nas áreas de exatas.

Participaram da reunião os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais das zonas norte, leste, sul e sudeste que possuem turmas do 6º ao 9º ano e EJA (II Segmento).

A prova, que tradicionalmente era realizada de forma presencial, devido ao atual cenário de pandemia do Covid-19 terá sua metodologia de aplicação por critério das escolas, sendo determinadas pelas mesmas se a avaliação será feita presencial ou virtual. Porém, todas seguirão as mermas regras. As provas devem ser aplicadas até o dia 03 de agosto.

CACS-FUNDEB/THE discute sobre prestação de contas e aquisição de livros didáticos

Na 5ª Reunião Ordinária realizada em plataforma online na manhã desta terça-feira (06/07), membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB/THE) deliberaram sobre a prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação (Semec) nos meses de abril e maio deste ano e ainda discutiram sobre a aquisição de livros didáticos a serem utilizados pelos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais.

“Os livros vão ampliar o atendimento aos alunos da educação infantil de Teresina. Foram entregues no mês de maio 8.378 exemplares para 168 Cmeis e 14 escolas municipais. Estão no depósito da Semec ainda 1.622 livros que serão distribuídos de acordo com a necessidade das unidades de ensino. Os professores passaram por um treinamento para utilização do material didático e assim repassarem melhor o conteúdo aos alunos”, afirma a gerente de Educação Infantil interina, Gilsânia Nolêto.

Com relação à prestação de contas, o Conselho avalia que a Prefeitura Municipal de Teresina está cumprindo a legislação vigente. Entre os gastos, estão o pagamento da folha de funcionários (efetivos e terceirizados), vigilância externa e vale-transporte.

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. Os membros se reúnem mensalmente para avaliar se as Secretarias de Educação estão cumprindo o que determina a legislação vigente.

Secretário Nouga visita CMEIs e escolas na zona Sudeste

Avaliando a situação das unidades de ensino da Rede Municipal para o retorno das atividades presenciais, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, percorreu escolas da zona Sudeste de Teresina na manhã desta terça-feira (06). O objetivo é avaliar as condições estruturais e conversar com a equipe escolar sobre as principais necessidades.

A primeira a ser visitada no dia foi a Escola Municipal Arthur Medeiros Carneiro, situada no bairro Usina Santana. A escola atende 712 alunos do 1º ao 9º ano e acaba de passar por uma reforma, com a troca dos aparelhos de ar-condicionado de todas as salas de aula. O prédio também ganhou pintura nova, cobertura termoacústica, lâmpadas de led e outros pequenos reparos.

Também na região, o secretário passou pelo CMEI Tio Fernando Santiago, que deve receber em breve uma reestruturação das salas e poda da árvore que fornece uma ampla sombra no pátio. Os reparos são para tornar o ambiente mais seguro e confortável. O mesmo acontecerá na Escola Municipal Bom Princípio. A equipe escolar solicitou alguns ajustes que serão necessários para receber os alunos de forma presencial.

No CMEI Ramsés Ramos, localizado no bairro Deus Quer, Nouga Cardoso encontrou o pequeno Isaac, de 3 anos, aluno do Maternal. Enquanto Isaac recebia uma medalha por cumprir todas as tarefas encaminhas pela escola, a avó Socorro Gomes elogiava o CMEI. “Adoro essa creche, do vigia até a diretora, vai ser ainda melhor quando pudermos voltar”, disse Dona Socorro.

A rota contemplou, ainda, o CMEI Recanto dos Pássaros. Além de garantir uma reforma no espaço, o secretário anunciou para a diretora que uma equipe da Vigilância Sanitária vai percorrer as creches para avaliar se estão em condições de retomar as atividades presenciais.

“Inicialmente, retornaremos em formato híbrido, apenas com as turmas de 2º, 5º e 9º ano na escola. Então, de forma gradual, com a liberação dos órgãos competentes, também queremos atender à demanda da população e voltar com as turmas da Educação Infantil”, concluiu o secretário.