Doutor Pessoa visita prédio em reforma que será a nova sede da Semec

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa; o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso; o vice-prefeito, Robert Rios; e uma equipe de assessores estiveram, nesta quarta-feira (07), no prédio que será a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Durante a visita, verificaram o andamento das obras que preparam o espaço para receber em breve todos os setores administrativos da educação municipal.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa elogiou o espaço e disse que a educação de Teresina merece uma sede mais ampla, com capacidade para atender todos os serviços prestados à comunidade acadêmica. O prefeito ressaltou, ainda, que espera que a obra seja concluída em breve.

O imóvel, localizado na Rua 24 de Janeiro, Centro de Teresina, abrigava antigamente o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O prédio, que pertence à União, foi cedido gratuitamente à Prefeitura de Teresina por meio de uma parceria com a Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Piauí (SPU-PI).

Segundo Nouga Cardoso, todos os esforços estão sendo feitos para concluir a obra neste segundo semestre de 2021. O novo espaço representa valorização dos servidores, que merecem se estabelecer em melhores acomodações de trabalho.

“A cessão será por tempo indeterminado, um engajamento do prefeito em articulação com o Governo Federal para melhorar as acomodações administrativas da Secretaria, trazendo melhorias para os funcionários que tão bem executam seu papel no cuidado com as crianças de Teresina”, declara o secretário.

Seletivo da Semec: avaliação para candidatos autodeclarados negros/pardos será na quinta-feira (08)

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) montou uma comissão especial para a etapa de heteroidentificação prevista no Edital como parte do processo seletivo simplificado para professor substituto. A avaliação acontece na quinta-feira (08), a partir das 7h30, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, situado no bairro Marquês.

Na quinta-feira (07), a comissão avaliadora, que é formada por servidores da Semec, esteve reunida para acertar os detalhes desse procedimento. A verificação é direcionada para candidatos que se autodeclararam negros ou pardos na inscrição, e o envio da documentação acontece até as 18h do dia 07 de julho.

Os classificados no processo seletivo atuarão em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de formação de cadastro reserva. A homologação será no dia 12 de julho.

CMEI Profa. Antônia Nonato aposta em parceria com a família para participação dos alunos

Localizado no bairro Ilhotas, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Nonato tem buscado formas de manter as crianças participativas nas atividades remotas. Para isso, desenvolve ações dinâmicas e aproximou ainda mais as famílias da escola.

Este ano, o CMEI montou um “arraiá” rotativo, no qual as crianças fizeram atividades pedagógicas relacionadas ao mês junino. A distribuição dos kits de alimentação escolar também seguiu uma programação na mesma temática animada. Tudo foi acompanhado por música, com a participação de uma mãe de aluno, que realizou uma apresentação musical.

“Nesse período de pandemia, precisamos organizar toda uma rotina para a educação remota, contemplando os conteúdos importantes por diferentes ferramentas. Para funcionar bem, planejamos um trabalho conjunto, repleto de motivação, com alunos e suas famílias”, conta a diretora Maria do Rosário Moura.

A creche atende 116 alunos. Segundo a gestora, o desempenho das crianças é avaliado de acordo com suas especificidades. “Somos um CMEI pequeno, mas bastante acolhedor. Nossa equipe se dedica muito para minimizar os prejuízos sem as aulas presenciais, mantendo sempre o bom relacionamento com as famílias. Buscamos realizar aulas virtuais animadas, monitorando de perto a participação de cada criança, então respeitamos todos os ritmos de aprendizagem”, conclui Maria do Rosário.

Alunos da Rede Municipal de Teresina constroem protótipos de satélites

O Programa Cidade Olímpica Educacional, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), tem ajudado alunos da Rede Municipal a alcançar grandes feitos nacionais. Três equipes do COE foram classificadas para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Satélites, uma delas com o primeiro lugar nacional.

As equipes agora trabalham em projetos práticos, sob orientação do professor Edwar Davila Montenegro. Enquanto um grupo projeta um Picosatélite para estudar o clima espacial, outra pesquisa como o uso de Cubsat’s interferômetros e inteligência artificial podem ajudar na vigilância contra incêndios florestais e desmatamento ilegal. A terceira equipe analisa, ainda, a dinâmica atmosférica por meio de um CanSat.

Os encontros do professor com os alunos acontecem aos sábados, de forma online. Até a construção dos protótipos é por meio da plataforma virtual. “Com a aprovação na primeira fase, cada grupo ganhou um kit educacional com recursos para construir os satélites. Mesmo online estamos trabalhando esses assuntos e construindo na prática”, disse o professor Edwar.

Na próxima sexta-feira (09), as equipes classificadas de Teresina participam de uma live com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Teixeira. Os alunos compartilharão suas experiências na competição e as perspectivas para o futuro.