Semec está com inscrições abertas para curso de Libras

Crianças, jovens e adultos surdos que frequentam as escolas regulares municipais necessitam de atendimento bilíngue especializado e para que o desenvolvimento socioafetivo e cognitivo destes alunos aconteça a contento é necessário que educadores conheçam a Língua Brasileira de Sinais. Diante disto, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está ofertando 240 vagas para o curso de Libras, destinadas aos servidores públicos das áreas da Educação, Saúde e Segurança da Prefeitura Municipal de Teresina. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (19/07) e se encerram no dia 04/08 ou até o preenchimento das vagas.

“É fundamental conhecer a Libras para eliminar as barreiras da comunicação entre ouvintes e surdos, sendo este passo necessário em prol do desenvolvimento socioafetivo e cognitivo dos mesmos. Com a capacitação, os profissionais terão como atender melhor os estudantes com deficiência auditiva e promover uma escola pública cada vez mais inclusiva”, afirma o secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

O curso, com carga horária de 80 horas/aulas acontecerá inicialmente à distância, no formato remoto e posteriormente na modalidade híbrida, respeitando todos os protocolos de segurança. Contemplará os níveis: Libras Básico (120 vagas), Intermediário (80 vagas) e Práticas Bilíngues (40 vagas). As aulas iniciam no dia cinco de agosto e se encerram em 17 de dezembro do corrente ano, sempre às quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h.

Libras Básico – Será estudado Vocabulário Básico, Cultura e Identidade Surda, Sistema Linguístico da Gramática da Libras; Intermediário – Abrange Filosofia da Educação dos Surdos, Calendário e Período do Dia, Aspectos Fonológicos da Libras, Cultura Surda, História da Libras, Introdução à Tradução e Interpretação de Libras Educacional, Corpo Humano e Inclusão dos Surdos no Contexto Escolar; Práticas Bilíngues – Comtemplará História, Cultura e Identidades Surdas, Iniciação às Técnicas de Tradução e Interpretação, Gramática de Libras, Comunicação Fluente em Libras e Estrutura Gramatical da Língua Brasileira de Sinais.

Os interessados podem se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDL2AWzp3R-pC9tSq6iX0Vp-_lx1eB6PxOtx5nggim-tAT6A/viewform (Inscriçõs encerradas).

Foram abertas inscrições para cadastro de reserva: https://docs.google.com/forms/d/1ZVb9OO0lS6lfTAK8gjXsodc5-PfNecNx4Ij4ZnRS3yk/edit?usp=sharing

Semec orienta diretores escolares sobre importância do Censo Escolar

Diretores de escolas têm até o dia 23 de agosto para preencher o formulário do Censo Escolar 2021. Essa é a principal forma de coleta de dados e informações estatísticas relativas à educação básica em âmbito nacional. Para orientar os gestores da Rede Municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) os reuniu em grupos e passou todas as informações necessárias para esta etapa.

As informações de cada escola são coletadas anualmente por meio de formulários. Elas tratam de matrículas, infraestrutura, professores, funcionários, entre outras características das unidades de ensino. Os dados apurados servem de base para a avaliação da qualidade da educação, distribuição de recursos federais, orientação de políticas públicas e elaboração das estatísticas educacionais do país.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da Semec, Geane Alves, o Censo Escolar é muito mais que uma contagem de alunos. “A pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade de ensino”, afirma. Geane explica que os dados são responsáveis por apontar, por exemplo, as taxas de reprovação e abandono escolar. “Nos ajuda a perceber os principais problemas, para então buscarmos soluções com base em dados concretos”, pontua.

Carlos Augusto, coordenador da Divisão de Dados da Semec, destacou a importância de preencher corretamente cada campo do formulário. “Essa é uma etapa muito importante da gestão escolar, pode fazer a diferença na garantia de recursos e outros benefícios para as escolas. Nesse momento, estão coletando dados iniciais sobre quantidade de alunos, professores e características estruturais. É necessário ficar atento aos prazos”, concluiu.

Alunos da Rede Municipal estarão de férias até o dia 03 de agosto

Desde sexta-feira (16) os alunos da Rede Municipal de Teresina deram uma pausa nas atividades remotas, para férias de 15 dias. O retorno será no dia 03 de agosto, ainda com atividades à distância, aulas transmitidas pela TV, na internet e distribuição de material impresso.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o retorno presencial acontece ainda este ano, inicialmente no formato híbrido. Porém, as escolas ainda passarão por adaptações para cumprirem o protocolo de retorno.

“O segundo semestre letivo iniciará de forma totalmente remota, em agosto, enquanto providenciamos as intervenções necessárias. A Semec já autorizou a aquisição do material para os ajustes, e a expectativa é de implementar o formato híbrido logo em seguida”, explica o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.