Semec garante ônibus escolares para transporte dos alunos

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Teresina realizou na manhã desta terça-feira(27) a 6ª reunião virtual. Na oportunidade, foram demonstradas as prestações de contas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), apresentação do relatório de inspeção do transporte escolar, bem como a exposição do relatório realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil – Cmeis – referente a aquisição dos kit dos projetos Trilha e Mitanga.

Durante a reunião, o Secretário Executivo de Ensino, professor Kleytton dos Santos, destacou que a Semec desenvolve o projeto Caminho da Escola, onde a própria Secretaria adquire ônibus para o translado dos alunos da rede atendendo as zonas urbana e rural do município. Ele ressaltou que os veículos utilizados pelos alunos passaram recentemente por manutenção e vistoria, considerando o retorno das aulas que deverá acontecer de forma gradativa, a partir deste mês de agosto, e seguirão todos os protocolos de higiene sanitária.

Na oportunidade, o secretário fez a exposição da metodologia de distribuição dos livros do projeto Mitanga e do projeto Trilhas. Ele ressaltou, ainda, a qualidade dos kits de livros e garantiu a aquisição desse material em toda a rede de ensino municipal.

Semec e Semcaspi vão desenvolver projeto em escolas de Teresina

Reunião entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) na manhã desta terça-feira (27/07) definiu as bases da parceria dos dois órgãos para um programa de acompanhamento e suporte de pais e alunos da rede municipal de educação. Foi o primeiro encontro entre os dois órgãos para discutir o assunto.

“O objetivo do programa é melhorar a qualidade das relações familiares para dar qualidade de vida e de modo a garantir a participação das crianças nas atividades desenvolvidas pela escola. Inicialmente o foco serão crianças de 0 a 6 anos de idade, mas podemos posteriormente ampliar este público”, explica a gerente interina de Educação Infantil da Semec, Gilsânia Noleto.

A ideia é executar o programa em uma unidade de ensino de cada região da cidade, num total de quatro, priorizando onde há uma maior vulnerabilidade social. “O prefeito Dr Pessoa, desde o início da gestão, estabeleceu que devêssemos trabalhar de forma mais aguerrida com alunos que estejam na periferia e em bairros mais carentes de Teresina e é isso que buscamos fazer. A parceria da Semec com a Semcaspi, sem dúvida, será de grande importância neste propósito”, afirma o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso.

Ao final da reunião, ficou determinado que um novo encontro entre os dois órgãos será agendado para as próximas semanas onde os detalhes do programa serão debatidos, como palestras e outras atividades a serem trabalhadas com pais e alunos.

Professores da Rede Municipal podem se inscrever no Projeto Educação 4.0

Uma iniciativa lançada virtualmente nesta terça-feira (27) vai capacitar os professores da Rede Municipal de Teresina para o uso das novas tecnologias em sala de aula. O Projeto Educação 4.0 foi anunciado em uma live entre os parceiros: Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e Programa THEch, com execução da Softex.

Serão disponibilizadas 50 vagas para o curso de formação que acontecerá de forma online, uma vez por semana, somando 40h/a. O aprendizado é voltado para o uso de estratégias tecnológicas no contexto da educação 4.0, com dicas sobre como utilizar a gamificação em classe e ferramentas para aulas EAD.

Segundo Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação, o ambiente virtual chega para ficar na escola. “Fomos pegos de surpresa com a pandemia, quando precisamos nos reinventar para dar aula. Esse novo momento vai ficar, mas agora estaremos bem preparados, utilizando o aprendizado a favor de uma nova educação. Se antes fomos formados para utilizar ferramentas como a lousa ou o datashow, agora temos que absorver as novas plataformas de transmissão de conteúdo em nossos planejamentos. Os alunos já são tecnológicos, precisamos nos capacitar para continuarmos sendo suas referências”, declarou o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, também acredita que os professores precisam estar preparados para o novo momento da educação. “Quando realmente tivemos que usar a tecnologia para trabalhar a distância percebemos quantos desafios tínhamos pela frente. Agora precisamos aperfeiçoar esse caminho que os professores estão trilhando”, pontuou

Durante a transmissão de lançamento do projeto, o coordenador do Programa THEch, José Bringel Filho, anunciou que as inscrições para os professores estão abertas no site www.linktr.ee/programathech. “Queremos professores empolgados e que acreditem que esse aprendizado possa ajudar na sua jornada profissional”, concluiu Bringel.