Investindo em conhecimento tecnológico, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) dá mais uma passo em inovação e vai promover um curso de robótica e programação para professores da Rede Municipal de Teresina. A equipe de Ensino da Secretaria recebeu o formador Ranildo Lopes para organizar o projeto.

O objetivo é formar professores multiplicadores na área de robótica, com conhecimento para construir seus próprios materiais lúdicos e usar em sala de aula. Poderão participar docentes de áreas diversas, utilizando a programação para consolidar conteúdos de matemática e ciências, por exemplo.

De acordo com o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Kleytton dos Santos, o curso está sendo planejado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Estamos acertando os detalhes, logo abriremos as inscrições. Serão cerca de 20 professores participando com apoio de formadores da Seduc. A proposta é que esse conhecimento chegue até os alunos”, afirma Kleytton.

Ranildo explica que logo nos primeiros módulos os professores poderão começar a planejar seus projetos, levando para a sala de aula novas possibilidades de prática lúdica. “As crianças têm interesse nessa linguagem de programação e aprendem rápido, podemos utilizar isso a favor de qualquer disciplina. Podemos, inclusive, explorar o aplicativo que simula de forma online o estudo com os mesmos materiais que utilizamos na formação presencial, ampliando a participação da escola”, disse.

A Semec também está construindo um laboratório de robótica no Centro de Formação Odilon Nunes, para receber capacitações na área e viabilizar as práticas. O espaço deve ser equipado com impressoras 3D para que os professores comecem a produzir protótipos. Enquanto o laboratório não fica pronto, a Secretaria pretende utilizar o Espaço Tech, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). O local tem ampla estrutura de laboratório maker, ideal para testar ideias.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).

#nome{ width: 49%; float: left; }