Crianças retornam às aulas presenciais na rede municipal de ensino

O desejo de voltar a ver seus amiguinhos, as professoras, brincar com as letrinhas, os números, participar das oficinas de leitura e ter uma convivência escolar fizeram a pequena Yasmim Neves, de 4 anos, pedir para a mãe Silvana Neves o seu retorno às aulas presenciais, no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Maria da Codipi. A unidade iniciou as atividades no formato híbrido na última segunda-feira (04) nos turnos manhã e tarde. “Adotamos todas as medidas necessárias para o nosso retorno e contamos com a colaboração dos pais”, disse a diretora Elanne Lima.

Do total de 168 unidades de Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) já retornou com 101 centros. Os demais devem iniciar suas atividades presenciais até o final de outubro.

A dona de casa Silvana Neves disse que participou das reuniões entre pais e professores e compreende que é preciso contribuir. “Yasmim estava ansiosa para o retorno depois de um ano e meio. Decidimos que ela retornaria e passamos a ter o cuidado de explicar sobre o uso da máscara e lavar bem as mãos. Explico que a máscara só pode ser retirada para comer. Além disso, envio em sua mochila outras máscaras”, enfatiza.

O CMEI Santa Maria da Codipi atende 113 alunos. Para o retorno, os cuidados iniciam na porta de entrada com a medição de temperatura e uso do álcool nas mãos. A direção também fixou cartazes ilustrativos demonstrando os cuidados que todos devem ter para evitar a disseminação da Covid-19. Na sala de aula, as mesas são distantes uma das outras. O pátio é marcado com um X, determinando cada lugar que o aluno pode ocupar. “Cada escola vem adotando as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus e a cada visita me surpreendo com os cuidados dos diretores e professores. As próprias crianças demonstram que estão atentas para estes cuidados. Logo na entrada para a escola todos formam filas para testar a temperatura e receber o álcool nas mãos. Elas mantêm o distanciamento e realizam o uso das pias para lavar as mãos”, ressalta o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

Na oportunidade, o secretário, juntamente com o coordenador do Grupo de Trabalho Programa de Desenvolvimento da Educação da Semec, professor Reinaldo Ximenes, a superintendente escolar Leny Oliveira e o vereador Vinicius Ferreira conheceram as instalações da unidade escolar, recebendo a solicitação da diretora para serviços de infraestrutura. “É muito importante para nossa comunidade escolar receber a visita do secretário Nouga e equipe técnica. Tudo é um desafio e o retorno de nossas crianças é um desafio lindo, porque estamos vendo o brilho e a alegria nos olhos de cada um”, acrescenta a diretora Elanne Lima.

O secretário e equipe técnica também visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil Monte Verde, que já está na ativa com as aulas presenciais.