Estudantes participam de brincadeiras e experiência gastronômica na Semana da Criança Abrasel

Fechando as atividades alusivas ao Dia da Criança 2021, a Secretaria Municipal de Educação leva dezenas de crianças para participar de mais uma ação social desenvolvida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí (Abrasel no Piauí). Durante uma semana, alunos de várias escolas e centro infantis visitaram restaurantes, churrascarias, cafés e hamburguerias da capital, conheceram a infraestrutura dos estabelecimentos, tiveram contato com a culinária, além de atividades recreativas.

“Quando a gente tira as crianças do ambiente escolar e oportuniza a elas outras situações é muito bom, salutar para a socialização, além de ficar marcado na memória afetiva delas”, conta o diretor da Escola Municipal Simões Filho, Jerry César de Sousa, que levou 15 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental ao Novo Point da Picanha Sul. “Nossos alunos passaram muito tempo em casa e elas ganham uma experiência riquíssima com ações como essa”, diz Dilza dos Santos Lopes, diretora da E.M Padre Angelo Imperialle, que acompanhou 20 crianças do 5º ano ao D’tortugo.

Sushi, sanduíche, pipoca, pizza, churrasco, sorvete, picolé, brincadeiras, presentes e muita diversão. “Uma ação maravilhosa que veio trazer um pouco de alegria para as crianças nesse momento difícil, algumas delas vivem em situação de vulnerabilidade e merecm momentos de felicidade”, afirma Sandro Albert Muniz, proprietário do Novo Point da Picanha Sul. Na avaliação da diretora executiva da Abrasel, Natália Macário, a iniciativa foi muito positiva. “Principalmente nesse retorno dos alunos às aulas, tivemos uma adesão muito boa, onde eles puderam conhecer os restaurantes e como funcionam esses lugares”, diz.

Para a professora Rita Veloso, coordenadora de Projetos Especiais da Semec,  “o ensino aprendizagem se dá não só entre os muros da escola e qualquer atividade fora desse espaço é favorecedor. Foram 11 escolas participantes, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de alegria e de inserção no meio social e para nós, profissionais da educação, saímos dessa ação com a sensação de dever cumprido por termos deixado o Dia das Crianças delas mais empolgante, uma experiência ímpar, singular”, afirma.

Quem gostou foi o Matheus Augusto, aluno do 5º ano da Escola Municipal Dom Miguel Câmara. Ele, que não conhecia o restaurante e quase não tem saído de casa, descreveu a atividade do dia: “Achei uma experiência fantástica”, concluiu.

“Eu gostei demais desta experiência. Já tinha comido sushi antes, mas essa vez eu consegui identificar mais sabores diferentes. Ainda ganhamos um copo muito legal que vou usar na escola. Adorei a nossa visita”, disse Maria Eduarda 5º ano da Escola Municipal Thereza Noronha.

A ação da Abrasel aconteceu em todo o Brasil, tendo como participantes piauienses: Rainha do Mixto (Altos), Tanino (Picos), A3 Sushi Pub, Dom Nelore Sul, Fazendaria Café, Domino’s, D’Tortugo, Jambu Café, Kitanda do Petit, Navegas, Nossa Casa, Novo Point Sul, O Pesqueirinho, Quintal do Churrasco, Rancho do Vaqueiro e São João Restaurante, representando Teresina, além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).