CMEI Sagrado Coração de Jesus utiliza música no processo de alfabetização

O secretário municipal de Educação de Teresina, professor Nouga Cardoso, acompanhado de equipe técnica, esteve na manhã desta segunda-feira (11) no CMEI Sagrado Coração de Jesus, localizado no Povoado Taboca do Pau Ferrado, zona Rural Sudeste de Teresina, que conta com 317 alunos matriculados. Ele foi conhecer as instalações do Cmei e acompanhar de perto a execução do Projeto “Vem Cantar Comigo”, desenvolvido na unidade de ensino.

“O objetivo do projeto é brincar, de forma lúdica, e propor às crianças uma melhor condição de alfabetização. Não é só utilizar a música em sala de aula, é uma maneira de melhorar a frequência dos alunos nas aulas, despertando mais atenção e melhorando o aprendizado”, explica a diretora do CMEI Sagrado Coração de Jesus, Maria do Perpértuo Socorro Alves.

O Vem Cantar Comigo usa cantigas infantis, que representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares, com um viés pedagógico. É implementado nas turmas de maternal II e 1º e 2º Período da Educação Infantil. Todo dia é trabalhada uma música com os alunos, ao final de cada aula.

O secretário de Educação viu de perto também as condições do Cmei para o retorno das aulas, que vem ocorrendo ao longo das últimas semanas. “Todas as adequações foram feitas atendendo às exigências sanitárias, para a segurança de alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, e assim está sendo feito em cada unidade de ensino nesta volta às aulas presenciais”, afirma o secretário municipal de Educação de Teresina, professor Nouga Cardoso.

O processo de retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino está acontecendo de forma gradual. Hoje, por exemplo, o Centro Municipal de Educação Infantil Helena Medeiros, localizado no bairro Matadouro, voltou às atividades. Ainda neste mês de outubro outras unidades de ensino voltarão a ter aulas presenciais de forma híbrida.

Ação em parceria com a Polícia Federal comemora Dia das Crianças na E.M. Valter Alencar

A Escola Municipal Professor Valter Alencar, no Planalto Uruguai, recebeu a Polícia Federal em uma parceria que proporcionou diversão às crianças do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O grupo distribuiu brinquedos, doces e muito carinho, em uma ação pelo Dia das Crianças.

A unidade de ensino funciona como núcleo, atendendo 55 alunos com deficiência, matriculados na escola ou em unidades vizinhas. Além da rotina de aprendizagem na sala de aula regular, as crianças participam de atividades direcionadas para o desenvolvimento de suas habilidades.

Para a diretora Érika Louíse, ações como a realizada pela Polícia Federal na escola são extremamente importantes para unir forças. “Essas parcerias com órgãos públicos e privados proporcionam experiências diferentes ao nossos alunos, trazendo alegria e somando com nosso programa de ensino”, pontua a gestora.