CMAM tem programação especial para o Dia das Crianças

As crianças atendidas no Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM) puderam ter momentos de muita diversão, brincadeiras e atividades recreativas durante esta semana em comemoração ao Dia das Crianças. Elas ganharam também presentes do projeto “Brincando de Doar”.

“Considerando que o CMAM tem como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 16 anos e que, em sua grande maioria, são provenientes de família de baixa renda, a equipe de assistentes sociais teve a ideia de criar, em 2017, o projeto que tem como objetivo arrecadar brinquedos novos e usados (em bom estado de conservação) a serem doados para as crianças atendidas neste Centro, no sentido de proporcioná-las momentos de alegria, distração, interação, bem como assegurar a elas o direito de lazer através do brinquedo”, conta a diretora do CMAM, Daniela Escórcio.

A diretora do centro acrescenta. “Importante destacar que a necessidade do brincar faz parte do cotidiano da criança e favorece sua autoestima propiciando situações de aprendizagem. Além disso, ainda estimulamos o desapego e espírito de solidariedade entre os nossos colaboradores, bem como de seus familiares e amigos que acabam se envolvendo com a proposta do projeto”.

Durante esta semana foram realizadas as atividades do brincar livre, oficinas de massinhas, pintura de rosto e apresentações artísticas como teatro e música, com talentos da própria instituição, dentre colaboradores e usuários.

O CMAM funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebendo alunos da Rede Municipal com transtornos e dificuldade de aprendizagem, que recebem atendimentos médicos e terapêuticos.

Atletas de escolas municipais de Teresina vão participar dos Jogos Escolares Brasileiros 2021

Representantes de entidades esportivas piauienses estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (13) com o secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, para tratar sobre a participação de atletas de Teresina nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s/2021 t), que serão realizados no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, entre 29 de outubro e 5 de novembro.

“Viemos apresentar o quantitativo de alunos de escolas municipais que vão participar do JEB’s, repassar informações sobre a competição, assim como pedir o apoio da Secretaria Municipal de Educação com uma ajuda de custo para os 51 atletas que vão ao evento competir em modalidades como judô, vôlei, badminton, atletismo, tênis de mesa, entre outras”, diz o 2º Vice Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Francisco Brás.

O secretário de Educação, professor Nouga Cardoso, garantiu o apoio da Secretaria aos atletas de escolas municipais que vão participar dos JEB’s. “ A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Semec não vai medir esforços para oportunizar as condições para que nossos alunos viajem para o Rio de janeiro e possam disputar esses jogos. O esporte é muito importante na formação desses jovens”, afirma.

Participaram da reunião, a Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o Conselho Regional de Educação Física da 15º Região PI-MA, além de alguns atletas que vão participar dos JEB’s.

Os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s/2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, e contarão com a participação de estudantes atletas de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em dezessete modalidades esportivas. A delegação do Piauí terá cerca de 230 pessoas, entre atletas, profissionais de saúde, técnicos esportivos, psicólogos e atletas de escolas públicas e particulares.

Festa das crianças do CMEI Chico Xavier tem a presença do prefeito e do secretário municipal de Educação

Esta quarta-feira (13) foi de festa no Centro Municipal de Educação Infantil Chico Xavier, no bairro São Sebastião. A escola promoveu uma animada comemoração em alusão ao Dia das Crianças, contando com a presença do prefeito Dr. Pessoa e do secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.

A programação incluiu jogos, brincadeiras, pintura de rosto, distribuição de lanche e entrega de brindes. As professoras entraram no ritmo e participaram fantasiadas de princesas. Do lado de fora do CMEI, a equipe montou uma tenda para também atender as crianças em sistema de drive thru.

A diretora Cristiane Vieira conta que o dia foi pensado para levar diversão para a turminha, aproximando ainda mais a escola das famílias. “Foi melhor do que planejamos, as famílias se engajaram e as crianças se divertiram bastante”, declara a gestora, que também entrou na brincadeira e esteve vestida de Mulher Maravilha.

Até o secretário Nouga ganhou presente. “Festa linda”, elogiou. O prefeito também parabenizou a equipe escolar. “Foi a comemoração mais animada que já vi, todos estão de parabéns pelo zelo em acolher essas crianças”, disse o Dr. Pessoa.

Participaram ainda o superintendente da SAAD Sudeste, Zé Nito, e o coordenador do Grupo de Trabalho Programa de Desenvolvimento da Educação da Semec, Reinaldo Ximenes.