CMEI Eduardo Campos dá início às aulas híbridas com presença do prefeito e do secretário Nouga

Todo dia é festa na Educação Infantil, mas esta terça-feira (19) foi especialmente animada no Centro Municipal de Educação Infantil Eduardo Henrique Accioly Campos, localizando no Residencial Santa Isabel. A escola deu início às aulas no formato híbrido, recebendo alunos presencialmente pela primeira vez.

O prefeito Dr. Pessoa e o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, participaram do primeiro dia de aula das crianças. Inicialmente, apenas as turmas de Maternal I e Maternal II farão o revezamento entre atividades remotas e na escola. A expectativa é de poder atender turminhas de berçário no próximo ano.

“Essa escola é o céu na terra”, destacou Dr. Pessoa, elogiando a estrutura moderna do CMEI. O prefeito pontuou que o retorno gradual das unidades de ensino segue um plano de ação. “Foi um retorno planejado, seguindo todos os protocolos e de forma democrática, os pais escolhem se vão enviar os filhos para escola neste momento ou não. Temos mais um CMEI totalmente preparado para receber bem as crianças nessa fase tão importante do seu desenvolvimento”, disse.

O secretário Nouga falou da importância de um CMEI bem estruturado para receber as crianças. “O CMEI Eduardo Campos de portas abertas beneficia muitas famílias do Santa Isabel, trazendo um padrão de qualidade, para que as crianças sejam muito bem tratadas nessa primeira etapa de descobertas. Estar presencialmente na escola é um passo importante para formação de uma boa base educacional”, disse Nouga.

Assim também pensa Pâmela Mineiro, mãe do Benício de 3 anos. “Em casa meu filho não tinha muito foco no aprendizado, apesar de receberemos muito apoio da escola durante o período de aulas remotas. Acredito que agora ele vai começar a se desenvolver melhor, até pela interação com os colegas”, relata a mãe.

Para a diretora Joyce de Araújo, esse é um momento marcante na história do CMEI. “Fizemos todos os esforços para conduzir o planejamento online, mas estávamos precisando das crianças na escola. Essas crianças são bem pequenas, então pouco tiveram contato com o mundo externo. É em sala de aula, nas brincadeiras, na interação com os colegas, que elas realmente começam a aprender, mesmo que nesse momento seja com mais cautela”, concluiu a diretora.

E. M. Poeta Da Costa e Silva vai promover torneio comunitário de futsal na quadra da escola

A Escola Municipal Poeta Da Costa e Silva, no Residencial Jacinta Andrade, sediará o I Torneio Comunitário de Futsal Zona Norte, uma competição entre equipes masculinas e femininas da região. Os jogos acontecerão aos domingos, na quadra poliesportiva da escola, incentivando a prática esportiva e valorizando o trabalho realizado pelas escolinhas de futsal.

A organização é do diretor da unidade de ensino, José Manoel, e do professor de educação física, Fábio Andrade. Participarão do torneio: onze times de escolinhas, três equipes autônomas e mais o time da escola. São 14 equipes masculinas e seis femininas disputando troféus e medalhas.

“O primeiro jogo acontece no próximo domingo, dia 24”, anuncia o diretor José Manoel. Segundo ele, o torneio é uma forma de levar a comunidade para dentro da escola, aproveitando o espaço poliesportivo. “Queremos incentivar a prática do esporte, por meio do futsal, estimulando o trabalho em equipe, a integração, além de promover entretenimento para nossos jovens e valorizar o trabalho social realizado pelos dirigentes das escolinhas de futebol”, completou.

CMEIs retomam atividades presenciais de forma gradual em Teresina

Dando continuidade ao retorno das aulas no formato híbrido nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Teresina, foi a vez do CMEI Érico Veríssimo, localizado no Conjunto PSH Tabocas, zona rural Sudeste da capital, voltar às atividades presenciais. A unidade de ensino tem 111 alunos matriculados, sendo que deste total apenas 12 vão permanecer com as aulas remotas.

“Dos 99 alunos que os pais optaram pelo ensino híbrido, fizemos a divisão em dois grupos, Azul e Amarelo, onde será feito um rodízio. As crianças são identificadas pela cor da carteirinha que receberam para melhor organização deste revezamento”, explica a diretora do CMEI Érico Veríssimo, Layana Costa.

No primeiro dia, as crianças foram recepcionadas pela equipe gestora com música na porta da escola, e então direcionadas para as salas.

“Tudo ocorreu perfeitamente. Nas salas foram reforçadas as regras de convivência e combate à Covid. Nossa superintendente Janaína Florinda esteve conosco durante toda a manhã auxiliando e esclarecendo alguns pontos a respeito do retorno. Para finalizar, as crianças receberam uma faixa de lembrança do primeiro dia, onde foi explicado que aquela estrela representava o brilho que faltava à nossa escola”, acrescenta a diretora.

A previsão da Secretaria Municipal de Educação (Semec) é que até o final de novembro todos os 168 Cmeis retornem às aulas presenciais de forma híbrida. Deste total, 127 Centros já retomaram suas atividades. “Todos os protocolos de segurança estão sendo adotados de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.