Prefeitura e Fundação Banco do Brasil falam em ampliar Programa AABB Comunidade

O Programa Integração AABB Comunidade vai entrar no seu terceiro quadriênio beneficiando alunos da Rede Municipal com atividades socioeducativas no contraturno escolar. Uma comitiva da Fundação Banco do Brasil (FBB) e da Federação Nacional das AABBs (FENABB), parceiras da Prefeitura na ação, esteve em Teresina e participou de uma solenidade para fortalecimento de laços entre os entes que promovem o Programa, nesta sexta-feira (29).

O encontro foi na Secretaria Municipal de Educação (Semec), onde conversaram sobre os benefícios do AABB Comunidade e a possibilidade da renovação do convênio até o ano de 2024. O prefeito Dr. Pessoa manifestou interesse não só em renovar a parceria, mas ampliar.

“Esse é um programa muito importante para nossos alunos, pois promove a formação integral do cidadão. Precisamos ampliar, a educação só vai para frente se abraçarmos as crianças da educação básica”, disse o prefeito.

O planejamento para o próximo ano é de atender 100 alunos das escolas municipais Machado de Assis e João Porfírio de Lima Cordão. No turno oposto ao da aula, três vezes por semana, os estudantes estarão no Clube da AABB participando de atividades com educadores sociais. A Semec oferece alimentação, transporte dos educandos, exames médicos, oftalmológicos e odontológicos, além de uma equipe com coordenador pedagógico, educadores sociais, auxiliar administrativo e assistente social.

De acordo com o presidente da FENABB, Gustavo Boeira, Teresina é uma das três cidades que mais recebe verba da entidade para a ação. Eles disponibilizam uniformes, produtos de higiene pessoal, produtos de primeiros socorros, móveis, equipamentos e utensílios, além de material didaticopedagógico. “Temos muito orgulho dessa parceria, a equipe da Semec faz acontecer e isso reflete em um serviço de qualidade entregue para os alunos”, declarou Gustavo.

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, ressaltou a importância do Programa AABB Comunidade para os alunos da Rede Municipal e pontuou as ações desenvolvidas pela educação no município. “Estamos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade que vai além da sala de aula, com múltiplos conhecimentos. Nos interessa parcerias que somem com esse objetivo, de melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e jovens”, finalizou Nouga.

Novos professores da rede municipal de ensino participam de encontro de acolhida

Os professores substitutos aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2021 da Secretaria Municipal de Educação (Semec) participaram na manhã desta sexta-feira (29) do Encontro de Acolhida, que aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes. O encontro teve o objetivo de dar as boas-vindas e repassar orientações aos novos profissionais da educação de Teresina.

“Muito importante a gente receber esses professores pra dizer qual a contribuição que a Semec espera deles na formação dos nossos alunos. Certeza que estes novos profissionais vão estar ajudando a construir a educação de Teresina de forma sólida”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

A professora Antônia Maria da Silva, que participou da oficina, declarou. “É um prazer pra mim poder fazer parte da educação teresinense, sinto-me muito feliz. Essa formação de hoje foi muita proveitosa e estou ansiosa para estar em sala de aula”.

Os 240 professores substitutos já estão lotados e vão atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal de ensino.

Assistentes de Alfabetização passam por oficina para auxiliar alunos a ler e escrever

Para qualificar o trabalho de alfabetização das crianças da Rede Municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, nesta sexta-feira (29), a I Oficina Pedagógica com os Assistentes de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender. O encontro reuniu, inicialmente, 100 assistentes no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização do Ministério da Educação, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, realiza ações de formação, apoio com material e acompanhamento da aprendizagem de cada aluno.

Em Teresina, a primeira oficina preparou os assistentes que atuarão em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi pensada para proporcionar vivências significativas na tarefa de levar o assistente a se apropriar das habilidades de leitura e escrita que contribuirão no processo de formação dos alunos da Rede Municipal.

Segundo a coordenadora de Alfabetização da Semec, Aurismar Sousa, esses profissionais serão essenciais na consolidação das habilidades das crianças que estão aprendendo a ler e escrever. “Estamos trabalhando para alcançar a expectativa de aprendizagem e isso se estenderá por 2022. Os assistentes estão sendo preparados para chegarmos às metas do 1º e 2º ano em todas as unidades de ensino”, pontuou.

Para Adriana Morais, uma das assistentes que participou da Oficina, o momento foi importante para compreender como melhor auxiliar os alunos nessa etapa. “A formação traz uma aprendizagem para trabalharmos de forma adequada com os alunos em sala de aula, trocando experiências para obter os melhores resultados, visando sempre o progresso do aluno”, concluiu.