Alegria e emoção contagiaram todos os presentes durante o encerramento das atividades da Turma de Libras de 2021, que iniciou na última quinta-feira (2) e seguiu em homenagem aos alunos participantes do projeto até esta sexta-feira (3), no Centro de Formação Odilon Nunes – CEFOR.

Com muito amor, dedicação e todos os cuidados necessários, os alunos dos níveis básico, intermediário e avançado realizaram expressivas apresentações teatrais, recitais de poesias, dentre outras performances artísticas que transmutaram todo o conhecimento e a dos alunos que já são sinalizadores do segundo idioma oficial do Brasil no palco do CEFOR.

A professora formadora Josy Silva, docente responsável pela turma de práticas avançadas e bilíngues, em parceria com a professora Ludmilla Venâncio, falou sobre sua percepção do primeiro semestre de atividade do curso e de seu impacto dentro da comunidade escolar. “Por conta da vigência da lei que reforça o direito do atendimento ao aluno surdo na sua língua materna, as inscrições dos cursos foi um sucesso. É indispensável que os professores se aprimorem não só da língua dos alunos surdos, mas também de sua cultura, pois uma boa comunicação é indispensável para um aprendizado de excelência. Juntamente com a professora Ludmilla, ofertamos em nossa turma de práticas avançadas, as práticas bilíngues, focadas não só em aprender LIBRAS, como também aprender a metodologia”, pontua.

O secretário municipal de Educação, Professor Nouga Cardoso, acompanhado do Secretário Executivo de Ensino, professor Kleytton dos Santtos e do coordenador do Grupo de Trabalho Programa de Desenvolvimento da Educação da Semec, professor Reynaldo Ximenes, prestigiaram o encerramento do curso.

“Conhecer LIBRAS é eliminar barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos, sendo este passo necessário em prol do desenvolvimento socioafetivo e cognitivo dos mesmos. Com a capacitação, os profissionais terão como atender melhor os estudantes com deficiência auditiva e promover uma escola pública cada vez mais inclusiva”, afirma o secretário Municipal de Educação.

A coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia, disse que novas turmas deverão ser ofertadas em 2022. “Nosso objetivo é qualificar nossos docentes e comunidade”, ressalta Amanda.

SOBRE O CURSO

Em julho de 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) ofertou 240 vagas para o curso de Libras, destinado aos servidores públicos das áreas da Educação, Saúde e Segurança da Prefeitura Municipal de Teresina com intuito de disseminar e capacitar os servidores para uma comunicação eficientemente inclusiva. O curso aconteceu inicialmente à distância, no formato remoto e posteriormente na modalidade híbrida, respeitando todos os protocolos de segurança. Com previsão para retorno presencial de suas atividades totalmente presenciais em 2022, para se inscrever ou ter mais acesso às informações dos cursos realizados em parceria com e  Secretaria Municipal de Educação, confira nossos meios de comunicação oficial.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).

#nome{ width: 49%; float: left; }