Semec visita instalações da creche Fernando Miramez

A Creche Fernando Miranez, localizada na zona sul de Teresina, recebeu na manhã desta terça feira (14) o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, acompanhado da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec), juntamente com o deputado Antônio Félix.

A instituição de ensino funciona desde 2008 e atende atualmente cerca de 180 crianças em tempo integral, das 7h às 17h, que recebem durante todo o dia auxílio necessário para sua permanência no ambiente escolar.

A visita teve como objetivo principal a viabilização de renovação do contrato de parceria entre Prefeitura Municipal de Teresina, através Semec e a creche, encerrado no ano de 2020.

“Fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado nesta instituição junto à Semec, melhorando a qualidade dos serviços, sejam humanos e materiais, estreitar o laço entre a comunidade e o ambiente escolar, essa é a nossa meta que pretendemos alcançar nesse espaço educacional”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

A diretora da creche, professora Gislene Oliveira, expôs ao secretário Nouga Cardoso algumas necessidades da instituição, dentre elas a terceirização de funcionários, lotação de professores e apoio na aquisição de material pedagógico.

“Esperamos que o secretário possa ter muita sensibilidade em atender nossas demandas para que possamos oferecer à nossa clientela um serviço de educação de qualidade”, finalizou a diretora Gislene Oliveira.

CACS-FUNDEB/THE realiza última reunião do ano de 2021

A 11ª reunião ordinária do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB/THE) aconteceu na manhã desta terça-feira (14), na sala de reuniões da Secretaria municipal de Educação (Semec).

A pauta do mês teve como foco a apreciação de balancete do FUNDEB referente ao mês de novembro de 2021; relatórios e pareceres mensais para aprovação e assinatura; além da leitura de ata da reunião de 30 de novembro de 2021.

Este foi o último encontro do ano entre os conselheiros do Fundeb. Na oportunidade foi realizada a confraternização natalina e a comemoração dos aniversariantes do mês.

Semec abrirá vagas para novas matrículas dia 03 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) abrirá vagas para novos alunos a partir do dia 03 de janeiro de 2022, inicialmente para turmas do I e II Período da Educação Infantil. Esta etapa de novas matriculas segue até o dia 21. O processo de matrículas vai acontecer por etapas, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis em cada unidade de ensino, distribuídas para o ensino infantil e fundamental.

De acordo com o edital disponibilizado no site da Semec (https://semec.pmt.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2021/12/EDITAL-n%C2%BA-011.2021-Matri%CC%81cula-Escolar.pdf) as matrículas para os novos alunos do ensino fundamental iniciarão no dia 10 de janeiro e prosseguem até o dia 21. Já para estudantes da Educação de Jovens e Adultos para o 1º semestre de 2022, ocorrerão de 10 a 21 de janeiro.

Para novos alunos, será considerada principalmente a proximidade da residência da família. Sobre os requisitos para a matricula, será assegurada para o estudante que não possui certidão de nascimento, devendo a Unidade de Ensino comunicar à Gerência de Assistência ao Educando para os encaminhamentos necessários.

O estudante candidato à matricula na Rede Municipal de Ensino, exceto para Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental ( LDB, Lei nº 9.394/96, art. 24, inciso II), que não comprovar o nível de escolaridade será submetido no prazo de 15 dias, após o início das aulas, a um teste de avaliação de conhecimento, para determinação do ano escolar que irá cursar, devendo ser matriculado de acordo com o resultado obtido.

As matrículas serão realizadas nas secretarias das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina.

O Secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, destaca que serão asseguradas as vagas de alunos com deficiência, de acordo com a capacidade de cada unidade de ensino, e transporte escolar para alunos que moram mais distantes. “Quando não houver vaga na unidade desejada, o aluno será encaminhado para uma outra unidade de ensino mais próxima de sua residência”, ressalta Nouga.

De acordo com o Edital divulgado pela Semec, as matrículas novas para as turmas de Berçário, Maternal I e Maternal II somente deverão ser realizadas com autorização prévia da Secretaria, conforme estabelecido no Plano Municipal de Educação de Teresina, Lei nº 4.739 de 26 de junho de 2015.

Calendário para Novas Matriculas

03 a 14/01/2022 – Matriculas I e II Período da Educação Infantil