Escola Municipal Cacimba Velha realiza festa de formatura

A Escola Municipal Cacimba Velha, que fica localizada na zona rural de Teresina, realizou na manhã desta quinta-feira (16) o evento de formatura para os formandos do 9º ano da unidade de ensino. Cerca de 65 alunos do turno da manhã participaram da celebração, juntamente com seus padrinhos. A formatura contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da vereadora Fernanda Gomes.

A turma recebeu o nome “Professor Chicão”, uma homenagem ao professor de história que faleceu vítima de covid-19 e teve sua atuação reconhecida pela direção, professores e alunos e pais da instituição.

O diretor da escola, Jussival Sousa, informou que o evento já faz parte do calendário anual da escola, contudo devido à pandemia de covid-19 só agora puderam voltar a realizar a celebração. Ele falou sobre o significado do evento. “É um momento de muita emoção por encerramos um ciclo de alunos que passaram conosco em média 4 anos aqui na instituição e agora estão prontos para alcançarem novos sonhos e desafios.”

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, parabenizou a direção, professores e especialmente os alunos pela conclusão de um ciclo educacional na Rede Municipal de Ensino. “A conquista desses alunos deve ser celebrada, especialmente pelo reconhecimento que está se fazendo a um professor que muito contribuiu em vida pela educação. Professor Chicão, o homenageado com o nome dessa turma, é esse exemplo de profissional e cidadão que espero que cada um de vocês se transforme. Isso nos garantirá que estamos no caminho certo em ofertar uma boa educação”, finalizou o secretário.

Alunos do CMEI Thereza Christina realizam Recital de Natal na Semec

Uma manhã de emoção na Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o Recital de Natal apresentado pelos alunos do Centro de Educação Infantil (Cmei) Thereza Cristina. As crianças encantaram o público presente no Auditório José Reis Pereira, na sede da instituição, na manhã desta quinta-feira (16).

“É uma alegria estarmos aqui celebrando o natal. Há quase dois anos nós não saíamos com as crianças e hoje estamos aqui nesse momento especial, de agradecimento a Deus e aos profissionais que que fazem a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, pelo empenho e dedicação em todos os seus atos e decisões voltados para a nossa educação”, diz a diretora do Cmei Thereza Christina, Raimunda Soares.

Participaram do recital alunos do Maternal II. Eles apresentaram três atos: Anunciação do anjo Gabriel à Maria e a chegada do menino Jesus; Cantata de Natal, com canções típicas do período; e Aleluia! Nascimento do Salvador.

“Eu me sinto muito feliz em estar no meio desses alunos. Eu amo crianças e fico muito tranquila em saber que elas estão sob a gestão de uma pessoa tão preparada, como é a Raimunda Soares, que está à frente de uma equipe competente e dedicada à educação infantil”, diz a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio.

Durante a próxima semana acontecem outros recitais de natal em diversos Cmeis e escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina.

Alunos apresentam resultado de oficinas de música nas escolas municipais da zona Rural

Um dia de música e compartilhamento de aprendizados. Foi assim a quinta-feira (16) na Escola Municipal Hermelinda de Castro, que sediou a culminância do Projeto Rede de Cultura. Os alunos apresentaram o que aprenderam nas oficinas de música que envolve cinco escolas da zona Rural de Teresina: E.M. Hermelinda de Castro, E.M. Antônio Terto, E.M. Joaquim Marinho, E. M. São Geraldo e E.M. Santa Filomena.

O projeto oferece aulas de canto, flauta e violão. Em 2021 completou 10 anos de existência, mas a pandemia impediu a realização do tradicional festival da Rede de Cultura. Em formato menor, a culminância do projeto reuniu alguns alunos, músicos e produtores musicais convidados pelo professor Ronaldo Rodrigues, idealizador da ação.

“Este ano foi desafiador. Ensinar música para alunos em um contexto de pandemia exigiu ainda mais esforços, cheguei a ir de casa em casa para dar aulas particulares”, conta Ronaldo. Segundo ele, tudo vale a pena quando os resultados são compartilhados. “Esse dia com uma programação voltada para os aprendizados mostra o que conquistamos, como os alunos se dedicaram a isso. Também estamos homenageando os diretores das escolas, entusiastas desse movimento cultural”, finaliza o professor Ronaldo.

Coordenação pedagógica da Rede Municipal de Teresina apresenta novidades para 2022

Os pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Teresina estiveram reunidos no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, nesta quinta-feira (16), para dialogar sobre a proposta de trabalho desses profissionais para o ano letivo de 2022. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está reorganizando a Coordenação Pedagógica para trazer novidades na área.

Cerca de 270 coordenadores pedagógicos das unidades de ensino participaram do encontro e estão animados com as propostas. A secretária executiva de Gestão, Edileusa Sampaio, e a gerente de Ensino Fundamental, Geane Melo, destacaram a importância de estruturar o fazer pedagógico em uma lógica de qualificar o ensino da Rede.

Quem assume a missão como coordenadora é a experiente pedagoga Silvia Valéria. Entre as principais ações para 2022, ela anuncia a sistematização da formação continuada para os coordenadores pedagógicos. “Até então tínhamos formações específicas, agora teremos algo contínuo, todos os meses, para um melhor planejamento das ações e troca de experiências entre os nossos profissionais, criando uma rede bem estruturada nas nossas escolas”, concluiu Silvia.