Conselheiros do CACS-FUNDEB/THE conferem material que será distribuído nas escolas

Membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Teresina fizeram uma inspeção, na manhã desta terça-feira (11), para verificação da aquisição de livros que serão utilizados nas unidades de ensino da Rede Municipal este ano. O grupo percorreu três depósitos onde o material está acondicionado até a distribuição nas escolas.

Os livros são novas aquisições da Secretaria Municipal de Educação (Semec) pagos com recursos do FUNDEB, por isso os conselheiros foram acompanhar de perto a qualidade do material e conferir os detalhes de acordo com a nota fiscal. São 19.700 livros do Projeto Borboleta, direcionado para o II Período da Educação Infantil. E 100 mil livros “Teresina Educativo”, para alunos do Ensino Fundamental.

Durante a visita, os membros do CACS-FUNDEB/THE tiraram dúvidas, anotaram suas impressões e puderam fazer sugestões. Todos os pontos de vista serão reunidos em um relatório para a comunidade. O grupo é formado por representantes de professores, diretores de escola, servidores administrativos, conselho tutelar, pais de alunos, técnicos da Semec e estudantes.

Para a conselheira tutelar Maria do Carmo Costa, a ação mostra que a atuação do CACS-FUNDEB/THE na fiscalização acontece de forma real. “Momento muito importante para vermos onde está sendo investido o recurso. Percebemos que há uma preocupação com o recebimento do material, como ele é guardado e depois distribuído. Observei que o processo é realizado com zelo, o material que analisamos hoje, tanto o Teresina Educativo como o Projeto Borboleta são de boa qualidade e com certeza vai contribuir bastante com o aprendizado das crianças. Essa visita mostra que nossa fiscalização não acontece somente no papel. O relatório é construído com base em observações reais”, disse a conselheira.

Segundo ela, também é seu trabalho garantir que as crianças e os adolescentes tenham acesso a livros de qualidade na escola. “Me chamou atenção o livro que fala sobre Teresina, que vai levar a criança a navegar por seu espaço territorial. Destacando a cultura, o lazer, o esporte, a educação. Muito interessante”, concluiu Maria do Carmo.

O Livro Teresina Educativo é um material didático que irá contribuir com o aprendizado das crianças. A publicação trata de vários assuntos pertinentes à cidade, destacando a educação, o esporte, o lazer, a culinária, o meio ambiente, a saúde, comércio, o transporte, dentre outros temas. Não se trata de uma obra literária, mas uma publicação informativa sobre vários temas.

Semec e Semel discutem sobre parcerias do esporte na educação

Fortalecer a Educação aliada ao Esporte, formando futuros cidadãos. Este foi o foco da reunião realizada entre as Secretarias Municipais de Educação e Esporte de Teresina, na manhã desta terça-feira (11). O secretário professor Nouga Cardoso aprofundou entendimentos com o secretário de Esportes Eduardo Draga Alana no sentido de encaminhar parcerias dos projetos esportivos Impulsionar e Brincar.

O objetivo é fomentar o esporte nas escolas municipais de Teresina, em suas diversas modalidades, proporcionando o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças atendidas pela Rede Municipal de Ensino e comunidade no entorno das escolas.

Agora, será montada uma equipe com técnicos de ambas as secretarias para alinhar a proposta junto ao prefeito Dr. Pessoa, seguindo para a aprovação de sua execução. A Semec disponibilizará os espaços escolares para que a Semel garanta a execução das modalidades esportivas.

O secretário, professor Nouga Cardoso, destaca a importância da Semec realizar parcerias como esta. “Pretendemos ampliar parcerias também com outras instituições, especialmente as municipais, a exemplo da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, que tem projetos voltados para arte, música e cultura em geral. Assim estaremos contribuindo para a formação cidadã das nossas crianças”, informou o secretário.

Os projetos devem fomentar o esporte com mais de 15 modalidades em 59 escolas municipais e 150 Centros Municipais de Educação Infantil. “Apresentaremos no prazo de um mês o projeto para o prefeito e esperamos sua pronta aprovação para em breve implantarmos as ações na Rede Municipal, beneficiando centenas de crianças”, disse o secretário Draga Alana.

Escola Municipal Centro dos Afonsinhos mobiliza comunidade para êxito no ensino

A Escola Municipal Centro dos Afonsinhos, localizada na zona rural sudeste de Teresina, recebeu na manhã desta terça feira (11) o secretário municipal de Educação, Professor Nouga Cardoso e o Coordenador do Grupo de Trabalho da Semec, Reinaldo Ximenes, para conhecer os resultados da unidade de ensino no ano de 2021. A escola foi exemplo após a realização de uma busca ativa que teve o objetivo de dar suporte ao desempenho dos alunos no ano letivo.

A unidade de ensino atende 92 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. Com a pandemia, muitos estudantes se afastaram da escola. Diante do problema, a direção buscou formas de garantir a permanência efetiva desses alunos na unidade de ensino.

“Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) foi disponibilizado transporte extra para apoiar a direção da escola em visitas às famílias dos alunos que estavam com a frequência muito abaixo do esperado. A partir desta ação, as crianças conseguiram realizar as atividades propostas, levando a um bom resultado com o processo da busca ativa”, enfatiza a diretora da escola, professora Liliam Lívia Oliveira Lima.

O secretário professor Nouga Cardoso disse que são ações como esta que garante um apoio mais efetivo para o aprendizado. “É algo que fortalece a relação entre família e escola, levando à compreensão da realidade do aluno naquele momento, podendo oferecer suporte maior ao aprendizado”, disse o secretário.