Semec orienta diretores escolares sobre formato de aulas em 2022

Os diretores das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina participaram, nesta quarta-feira (19), de um encontro no Centro de Formação Odilon Nunes para conhecerem as orientações pedagógicas do ano letivo de 2022. O documento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) traz novidades sobre o formato adotado para as aulas.

Em razão das medidas sanitárias contra a disseminação do coronavírus, as aulas ainda não voltarão a ser 100% presencial, mas este ano todos os alunos estarão na escola em sistema de rodízio. Em 2021, apenas as turmas do 2º, 5º e 9º ano estavam em revezamento nas aulas presenciais, além de pequenos grupos que necessitavam de atendimento especial.

“A principal novidade é a presença de todos os alunos na escola, mas divididos em dois grupos, em um calendário organizado. Metade do quantitativo de estudantes matriculados estará em sala de aula por vez, garantindo um maior distanciamento e mais segurança nessa retomada gradual”, explica a gerente de Gestão Escolar, Ivanilde Oliveira.

Durante o encontro de gestores, também foram discutidos aspectos importantes para o início do ano letivo, marcado para 7 de fevereiro. Avaliação, formação de professores e acompanhamento escolar entraram em pauta, com espaço para sanar as dúvidas dos diretores.

O secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos, informou que a rede contará com novos professores e estagiários antes do início das aulas. Também explicou o processo de matrículas das crianças do berçário e maternal. “Nos organizamos para atender todas as demandas das unidades de ensino o quanto antes, garantindo um início de ano letivo tranquilo, com alunos matriculados e professores em sala de aula. Por isso, estamos liberando a abertura de novas turmas apenas com a certeza do professor. Já começamos a enviar novos profissionais para as escolas, e aquelas que tiverem com tudo pronto podem começar a atender esse público. A oficialização do período de matrícula para berçário e maternal será no dia 21 de janeiro”, destaca o professor Kleytton.

Encontros pedagógicos nas escolas

Para receber bem os alunos e planejar as ações de 2022, as equipes escolares farão seus encontros pedagógicos nos dias 2 e 3 de fevereiro. Durante a reunião de gestores, a Semec passou sugestões para esse momento. “É quando a escola se organiza para o início das aulas, os diretores podem explicar todas as orientações pedagógicas e os professores se preparam para receber os alunos da melhor forma possível. Estamos com boas expectativas para 2022”, finaliza Ivanilde.

Secretário de Educação avalia solicitação para escola de tempo integral no Nova Teresina

Atendendo a um convite do representante da Associação de Moradores do Bairro Nova Teresina, Irmão Gilvan, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, acompanhado da equipe técnica da Semec, visitou a Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Júnior, localizada na zona Leste, na manhã desta quarta-feira (19).

A unidade de ensino atende cerca de 620 alunos, do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. De acordo com os moradores, uma das principais reivindicações é a implementação da jornada de tempo integral, ampliando a permanência dos estudantes no ambiente escolar.

Para o líder comunitário Irmão Gilvan, a visita do secretário foi bastante produtiva e importante. “A partir desse olhar mais atencioso, o secretário viu de perto as principais demandas da nossa comunidade no que diz respeito a educação”, pontuou. A diretora da escola, professora Fátima Feitosa, também ressaltou a importância da possibilidade de implantação de tempo integral na instituição de ensino. “É algo necessário nessa região, muitas famílias seriam beneficiadas”, disse a gestora.

O secretário, professor Nouga Cardoso, informou que atendeu o convite formalizado pelo líder comunitário para ouvir as demandas apresentadas pela comunidade escolar e afirmou que as primeiras solicitações logo serão atendidas. “Tivemos um diálogo inicial, onde me comprometi a visitar a escola pessoalmente e avaliar a possibilidade de atendimento das principais necessidades. De início vamos recuperar a quadra de esportes, fazer reparos na estrutura física da escola, resolver a demanda de transporte escolar das crianças e então pensar em uma implementação do formato de tempo integral, reivindicação justa da comunidade”, disse Nouga.

Também na região, o secretário e o coordenador do Grupo de Trabalho da Semec, professor Reinaldo Ximenes, visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo dos Reis Veloso, conhecendo melhor a estrutura do CMEI e ouvindo as necessidades da comunidade escolar.