Semec e Semp discutem parcerias para implantação de hortas nas escolas

Na manhã desta quarta-feira (26) o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, juntamente com o secretário executivo de Ensino, professor Kleytton Santos, participaram de reunião com a equipe da Semp Secretaria Municipal de Produção Agrícola (Semp) para tratar sobre hortas comunitárias em áreas verdes nos Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) e escolas.

Na reunião, o secretário de Produção Agrícola de Teresina , coronel Edivaldo Marques, disse que a parceria com a Semec é muito importante, pois trata sobre a implantação de hortas comunitárias nas áreas verdes nas escolas e Cmeis, que terão o intuito de ensinar os alunos de forma lúdica os processos de plantio e desenvolvimento de frutas e hortaliças.

O Secretário Nouga Cardoso disse que a parceria abrirá uma oportunidade de produzir frutas e hortaliças para serem usadas no consumo da própria merenda escolar.

“Nós temos algumas unidades com terrenos bem amplos. A Semp vai dar todas as instruções necessárias com uma equipe especializada, por meio de engenheiros agrônomos. As atividades serão desenvolvidas juntamente com os pais e/ou responsáveis dos alunos. Dessa forma, nós conseguiremos ter um aproveitamento maior no espaço e criaremos um sentimento maior de pertencimento entre família, escola e comunidade”, pontua o secretário executivo de Ensino, Professor Kleytton dos Santos. O secretário executivo da Semp, Franklin (o Garoto), também participou da reunião.

Semec anuncia matrículas para alunos do Maternal I e II com mais de 3 mil vagas

Será nos dias 31/01 e 01/02 o período de inscrições para crianças de 2 e 3 anos de idade nos Centros Municipais de Educação Infantil. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) anunciou nesta quarta-feira (26) o quantitativo de vagas para as turmas de Maternal I e Maternal II em 78 CMEIs da capital.

“A divulgação das vagas aconteceu após a efetivação das matrículas dos anos escolares prioritários e um monitoramento das escolas que estão prontas para receber crianças nessa faixa etária, com sala de aula adequada e professores”, pontua o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

São 3.175 novas vagas em todas as zonas da cidade. Os pais ou responsáveis devem inscrever os alunos levando a documentação ao CMEI mais próximo de casa. É necessário apresentar carteira de trabalho ou recibo de pagamento ou contracheque ou declaração do empregador (cópia) ou autodeclaração de empregado; comprovante de residência, de preferência conta de água, com nome e endereço da mãe (cópia); cartão do Programa Bolsa Família (cópia) e certidão de nascimento da criança (cópia).

Após a análise da documentação, a Semec divulgará, no dia 03 de fevereiro, a relação nominal dos alunos aptos à matrícula. A efetivação acontece dia 04 e o início das aulas no dia 14 de fevereiro.

Confira o quantitativo de vagas por escola

Vagas Maternal I e II-2022

Escolas municipais da zona Norte recebem visita do secretário Nouga para levantamento de demandas

Para atender as demandas estruturais das unidades de ensino, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, visitou nesta quarta-feira (26) duas escolas de Ensino Fundamental da zona Norte. Acompanhado de uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e do vereador Luís André, Nouga foi às escolas municipais Roberto Cerqueira Dantas e Darcy Pereira Carvalho.

A E.M. Roberto Cerqueira Dantas está localizada na Vila Monte Alegre e atende 1.115 alunos. Segundo a diretora Raimunda Melo, as principais demandas são de retelhamento, capina e pequenos reparos na estrutura. “Nossa escola é grande, precisa dessas melhorias para iniciar bem o ano letivo”, disse a gestora.

A E.M. Darcy Pereira Carvalho, no Parque Wall Ferraz, possui 796 alunos e deve receber em breve um reforço na segurança, com restruturação da rede elétrica. A diretora Karla Carvalho agradeceu a visita da equipe e está otimista.

O secretário tranquilizou as gestoras e disse que a Semec está empenhada em atender as demandas o quanto antes. “Estamos conversando sobre como a Secretaria pode ajudar com o material que já tem, e elencando prioridades. A ideia é garantir que a comunidade escolar seja atendida em suas necessidades nesse novo ano letivo”, pontuou o professor Nouga.