Tecnologia na educação é tema abordado em Encontro Formativo de Pedagogos

A pandemia de Covid-19 trouxe um novo cenário aos profissionais da educação, que tiveram que se adaptar à realidade da aula remota. Os desafios desse novo modelo foram abordados no 4º Encontro Formativo de Pedagogos(as) da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina, realizado pela Coordenação Pedagógica em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina (NTHE) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Com o tema “Educação e Tecnologia”, o encontro contou com palestras e oficinas, voltadas a coordenadores pedagógicos e técnicos da Semec. A profa. Dra. Lya Raquel Oliveira discorreu sobre a temática “Educação e tecnologia em tempo de pandemia: novos poderes e novas responsabilidades”, com pedagogos que atuam no Ensino Fundamental.

“Tivemos um momento de reflexão sobre as habilidades, competências e conhecimentos adquiridos durante a pandemia e como utilizar tudo isso no retorno às aulas presenciais. Temos que levar em conta também o desenvolvimento socioemocional nesse retorno à convivência na escola”, afirma Lya Raquel. Já a mestre Enaide Dias falou sobre como usar a realidade aumentada com alunos da educação infantil.

Além das palestras, os pedagogos participaram da oficina “Construção de Planilhas e Gráficos”, na qual puderam conhecer estratégias tecnológicas a serem desenvolvidas na escola. A coordenadora do NTHE, Gildenys Dias, definiu o evento como uma oportunidade ao conhecimento e crescimento profissional para todos os envolvidos.

A coordenadora pedagógica da Semec, Sílvia Brito, pontua. “Relacionar tecnologia à educação é fundamental para nós educadores, a fim de que possamos incorporar, dentro da nossa prática, o uso de ferramentas para aprimorar a aprendizagem dos nossos estudantes”.