Semec convoca professores, lança seletivo e anuncia concurso para efetivos

Com a retomada das atividades 100% presenciais nas unidades de ensino da Rede Municipal, teve início um novo ciclo de adaptação de toda a comunidade escolar. Um dos aspectos de destaque para a Secretaria Municipal de Educação (Semec) é a garantia de professores em todas as salas de aula.

Segundo a Semec, muitos docentes desistiram de seus contratos e alguns substitutos tiveram o prazo de dois anos encerrado, o que causou um déficit no quadro de professores logo na retomada das aulas. Outro motivo que impactou diretamente nas escolas foi o afastamento de professores para pós-graduação, licença ou dispensa para trabalhos administrativos.

“Apesar de ser um fluxo contínuo, acarretou uma grande demanda para a Rede de Ensino. O prefeito Dr. Pessoa entende que isso não pode ser motivo de interrupção das aulas, por isso determinou convocações importantes, que estamos agilizando para garantir o cumprimento dos dias letivos”, disse o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

Estão sendo convocados 322 professores do último processo seletivo para Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental. Enquanto isso, a Semec já anunciou um novo seletivo simplificado para professor substituto, incluindo cadastro de reserva. Também já foi autorizado um concurso público para docentes efetivos.

“Contrato de professor substituto é de necessidade constante, então, mais uma vez, estamos convocando de um quadro remanescente, mas o Prefeito já liberou um novo concurso para termos efetivos e garantir que as aulas não sejam interrompidas”, concluiu Nouga.

Confira a lista de professores substitutos convocados.

CMEI Castro Alves realiza atividade em prol da saúde das mulheres de sua comunidade

O CMEI Castro Alves recebeu uma ação especial para garantir bem-estar para todas as mamães de seus pequenos alunos e as mulheres da comunidade do Jardim Eliana, onde fica localizado o Centro Municipal de Educação Infantil.

A ação denominada como “Mulher e autocuidado” foi organizada pelos alunos de enfermagem da UNIFACID WYDEN, que por meio de uma roda de conversa abordaram temas como saúde feminina, cuidados básicos e métodos contraceptivos, tudo de forma descontraída e bem organizada.
.
Além das conversas, os futuros enfermeiros fizeram um atendimento humanizado com as participantes da atividade, aferindo a pressão arterial e a glicemia capilar das convidadas.

“A ação teve um impacto muito grande, a nossa comunidade é carente desse tipo de assistência, principalmente social e da saúde da mulher. Foi algo que movimentou muito a escola e trouxe informação para as mulheres da nossa comunidade”, pontua a diretora do CMEI, Liza Mariana Cardoso

Para a Secretaria Municipal de Educação (Semec) é de fundamental importância que as escolas tenham preocupações sociais para além dos muros institucionais. Ações que agregam bem-estar às mães e a comunidade como um todo perpetuam e atingem a rotina das crianças de forma positiva.

A professora Izane Andrade, coordenadora da ação, explica que “além das experiências compartilhadas, a atividade permitiu um olhar humanizado na formação acadêmica de seus alunos, como também contribuiu com toda a comunidade escolar.”

Semec e Associação Prismas promovem parceria para melhor atendimento de alunos autistas

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, esteve na manhã desta quarta-feira (08) na solenidade de inauguração da nova sede da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Autistas – Prismas. Na oportunidade, o gestor falou sobre a parceria entre as duas instituições que vai possibilitar um melhor atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Rede Municipal de Ensino de Teresina.

“A Secretaria de Educação encara o atendimento das crianças com necessidades especiais como uma missão e uma função do poder público, levando um atendimento apropriado. Colocamos uma escola à disposição da Associação Prismas para capacitar e melhor orientar sobre as especificidades dos alunos com autismo”, afirma o secretário Nouga.

A coordenadora do Associação Prismas, Elisângela de Sousa Oliveira, explica que “o projeto será composto por uma equipe com atuação interdisciplinar de profissionais que tenham qualificação e conhecimento sobre a dinâmica da capacitação profissional e acerca das teorias e práticas sociais e integrativas.

Neste ano de 2022 a Secretaria Municipal de Educação deu início ao processo de formação de educadores em uma perspectiva inclusiva. A finalidade é construir uma rede de apoio com profissionais capacitados para melhor atender os alunos com deficiência matriculados nas unidades de ensino da Rede Municipal.

O secretário Nouga Cardoso finaliza. “Por determinação do prefeito Dr. Pessoa a Semec firmou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para a contratação de 300 estudantes de psicologia para dar apoio aos alunos com necessidades especiais em sala de aula. Com ações como essa a Prefeitura pretende estender o alcance de direitos que a população de Teresina tem, especialmente as que mais precisam do apoio do poder público”.