Incentivo à leitura e a escrita com criatividade: conheça novas ideias do Projeto Alfabetiza Teresina

A leitura abre as portas de um mundo mágico do conhecimento. Facilitar o acesso à aprendizagem da leitura e da escrita é o objetivo do Projeto Alfabetiza Teresina. Mais de 100 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil já realizaram suas aberturas, indicando os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Agora foi a vez dos CMEIs Vila Mariana Fortes, zona Sudeste, e Tia Jane, zona Norte, iniciarem suas atividades nesse sentido.

No CMEI Vila Mariana Fortes o lançamento do projeto de leitura e escrita tem inspiração no livro Aniversário do Seu Alfabeto, obra do autor Piedade Amir. Durante o lançamento oficial da ação, as crianças ficaram reunidas no pátio da escola, que foi todo customizado com a temática. Livros, histórias e jogos de leituras fizeram a alegria dos pequenos, que aos poucos tinham o primeiro contato com o projeto.

A metodologia de execução conta com a contribuição dos pais e responsáveis. Cada criança participante levará para casa, aos finais de semana, o livro “Aniversário do Seu Alfabeto”, acompanhado do boneco que protagoniza o livro: o “Seu Alfabeto”. Na segunda-feira, o aluno retorna com o livro ao CMEI e socializa a leitura em roda de conversa com os colegas de classe.

Já o CMEI Tia Jane lançou o projeto “Semeando Leitores 2022”. Alunos, familiares e toda a comunidade escolar viajaram no mundo da imaginação desde o momento desse lançamento especial. Com o CMEI todo decorado, participaram da hora do conto e ouviram a narração da história “O Livro do Planeta Terra”, que além de trabalhar a leitura com os pequenos, também os conscientiza sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

Segundo a professora Ana Carina, o objetivo é semear o prazer pelo ato da leitura e da escrita “resgatando o repertório que toda história infantil oferece para as crianças, apresentando diferentes culturas, além de proporcionar vários benefícios como a fala, a concentração e ampliação do vocabulário. Também ajuda a desenvolver a compreensão, incentiva o lado crítico e o imaginário dos pequenos”, declara.

Confira nova mudança no Edital do Seletivo da Semec

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) lançou um novo documento de retificação ao edital do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. Dessa vez foram excluídos dois subitens relacionados ao período de experiência e requisitos para perduração e renovação do contrato. Os demais itens, subitens e anexos do edital n° 04/2022 permanecem inalterados.

Veja todos os documentos AQUI.

Matrículas nas escolas da Rede Municipal passarão a ser online

A partir do segundo semestre deste ano, os pais de alunos da Rede Municipal de Teresina poderão realizar as matrículas sem sair de casa. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está implementando o Sigma Online, um sistema web para matrículas em Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais.

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, e sua equipe técnica, conheceram detalhes do aplicativo que vai facilitar o processo de inscrição das crianças. O mesmo sistema acessado pelos pais também pode ser utilizado pelos diretores escolares para aprovação da matrícula e pelos técnicos da Secretaria para monitoramento.

Jaciara Neves, técnica responsável por apresentar a plataforma, explica que o sistema foi programado para exibir as escolas e turmas com vagas disponíveis e ainda solicitar o serviço de transporte escolar.

“Tudo foi pensado para facilitar a busca por vagas e a efetivação de uma pré-matrícula, mas também segue o padrão de exigência das documentações e regras para o transporte, por exemplo. Cada solicitação será avaliada pelo gestor da escola, que poderá retornar o contato ao solicitante caso esteja com alguma pendência no cadastro”, explica Jaciara.

Para o secretário Nouga, o Sigma Online é mais um passo para a inovação tecnológica como aliada da educação. “Estamos abertos aos processos inovadores que surgem para somar com as ações pela educação de Teresina. Essa é uma novidade que vai ajudar os pais e responsáveis a fazer a pré-matrícula de um ou mais alunos sem precisar se deslocar em busca de vagas nas escolas, basta utilizar o celular ou computador”, disse Nouga.